PROJETO VIDA NO TRÂNSITO _ TESTE
A partir de uma ação global chamada Road Safety in 10 Countries (RS 10), coordenada pela Opas/OMS e financiada pela Bloomberg Philanthropies , a prevenção de acidentes e segurança no trânsito passou a constituir uma das mais importantes intervenções internacionais no âmbito da saúde pública. Diversos estudos têm demonstrado que o acidente de trânsito é uma das principais causa de morte e internação hospitalar no Brasil, acarretando um custo elevadíssimo para o setor da saúde. Sabe-se também que os acidentes são previsíveis e, portanto, podem ser evitados. Porém, a participação e conscientização de toda a sociedade são imprescindíveis.
No Brasil este projeto foi denominado “Vida no Trânsito” (PVT). Desenvolve ações voltadas para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.
De acordo à metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde a parceria com diversas instituições, a coleta e a análise minuciosa da causa de cada acidente é a chave para o sucesso do programa. As atividades acontecem no âmbito municipal de forma intersetorial, com base no mapeamento das informações sobre as ocorrências de acidentes de trânsito, bem como os mortos e feridos graves causados pelo trânsito, a partir das quais são definidas ações integradas de educação, engenharia de trânsito e fiscalização, organizadas na forma de projetos de intervenção.